sábado, 15 de fevereiro de 2014

Fórum de Ubatuba, uma história perdida no tempo...


Talvez, se morássemos em  um município com estrutu­ra turística, encontraríamos um guia local em frente aos nos­sos prédios antigos relembrando histórias de um passado glamoroso. Então, todos conseguiriam reconstituir em suas memórias um passa­do pouco distante do nosso dia-a-dia e que fizeram parte da construção de nossa reali­dade... boa ou ruim...
Imaginem a cena em frente ao Largo do Programa, posteriormente foi denomina­do Largo do Teatro e hoje Praça Nóbrega... Em 20 de maio de 1886, foi inaugurado um chafariz que, na ocasião, jorrava Vinho do Porto para todos os presentes. No lar­go, eram centrados todos os eventos de repercussão po­pular: folia de reis, danças, carnaval, movimentos políti­cos, enfim... pois ali também ficava o Teatro Ubatubense com capacidade para 1.200 pessoas.
Anúncios no jornal local da época atraíam o público, como, por exemplo, este edi­tado no Echo Ubatubense, ­Anno I, Ubatuba, 6 de ju­nho de 1897, N° 35, com os temas teatrais: "Os Pupilos do Escravo - drama em 3 actos"; "O Boiadeiro - can­ção cômica por um amador"; "Por um óculo - comédia em 1 acto, jocosa e cheia de pe­ripécias"; "O levantar da pri­meira Cruz em Ubatuba por Anchieta, fé, esperança e ca­ridade - quadro-vivo representado por gentis meninas".
Uma das peças chega a ser folclórica. Ubatuba já ti­nha passado por duas deca­dências, então se falava da construção de uma ferrovia que ligaria Ubatuba ao Vale do Paraíba. Em nome do pro­gresso, resolveram alguns homens importantes da época como Thomas Galhardo, Dr. Esteves da Silva, Cel. Gon­çalves Pereira e o ator ama­dor Gabriel Costa uniram-se para fazer uma peça que se chamava "Ubatuba nasce de novo!". Chamaram toda a eli­te da cidade e convidados e, em um dos atos "um cesto em formato de uma concha gi­gante trazia em seu interior uma criança com uma faixa escrita Ubatuba, representan­do a cidade. Quando abriram a concha, em pleno palco, Ubatuba (a criança) estava dormindo". Posteriormente, o mesmo prédio veio a sediar simultaneamente o cinema, que tinha intervalos para tro­carem o filme (supõe-se que o aparelho usado era o "super oito").
O tempo foi passando e, em 1957, o prédio foi demo­lido e construído o Fórum de Ubatuba, que funciona até os dias de hoje.
Os antigos contam que o Fórum sofreu  uma gran­de sabotagem, uma verdadei­ra queima de arquivo, literal­mente. O prédio sofreu um incêndio que queimou todos os documentos, pois antes funcionava o cartório de notas e imóveis e registro civil.
Assim, os grileiros não tinham como provar suas posses nas terras, que logo foram apossadas por outros, "pos­síveis interessados" (isto é o que dizem as más línguas).
Hoje o Fórum tem duas Varas e junto ao poder judi­ciário funciona também o Mi­nistério Público. Os outros encargos foram desmembrados e estão loca­lizados em pontos distribuí­dos pela cidade.
Existe um projeto de remoção do Fórum, pois o pré­dio já não comporta mais todo movimento do Judiciário.


Texto e foto: Claudia Oliveira





Um comentário:

  1. Lucky Club - Casino Site - Lucky Club
    A gambling club, luckyclub Lucky Club is one of the most popular gambling activities that you can partake in. It is the best choice for individuals Live betting: Home » Premier League : Live Streaming

    ResponderExcluir