sábado, 16 de agosto de 2014

PT-KUB (DC-3)

O avião de passageiros modelo DC-3,fabricado pela Douglas Aircraft Company, foi originalmente projetado e construído como avião de carga (C-47), destinado aos transportes de materiais, equipamentos e tropas durante a 2ª Guerra Mundial, época em que foram fabricados mais de 11.000 unidades. Com o fim da guerra, milhares desses aviões foram adaptados ao transporte comercial de passageiros, e vendidos para várias empresas aéreas, inclusive a VASP (Viação Aérea São Paulo) que adquiriu várias unidades que permaneceram em serviço até 1972. Em 1974, a VASP fez doação ao Projeto Rondon de sete aviões já desativados que ainda voaram durante vários anos. Em 1980, o Projeto Rondon doou à Fundação um DC-3, registro PT-KUB, que foi totalmente restaurado pela Aeronáutica. Para equipá-lo foram utilizados peças e componentes de 3 outras aeronaves, que se encontravam no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro.

Fotos: Jefferson Daruich da Gama
Local: Catavento Cultural e Educacional - São Paulo/SP
Data: 13/08/2014
Fontes: http://www.abas.org/abasinforma/155/paginas/02_3.htm

Ficha  Técnica
Modelo:   Douglas C-47 B-45 (DC-3)
Número de construção: 34285, USAAF 45-1018
Fabricação: Douglas Aircraft Company, Santa Monica, Califórnia, EUA
Data de Aquisição: janeiro de 1946, com o nome de “Caparaó”  – prefixo PP-SPO
Doação  para a Fundação Projeto Rondon: 02 de julho de 1974
Doação para a Fundação Museu da Tecnologia: 1980 já com o prefixo PT-KUB
Dimensões:
 Altura:  4,50 m                  
Largura: 8 m                 
Comprimento: 19,7 m           
Diâmetro: 2,50 m        
Envergadura: 29 m
Peso:  7.350  Kg (vazio)  /   12.200Kg (peso máximo)
Descrição:   Monoplano de asa baixa, em alumínio, equipado com dois motores  Pratt & Whitney “Twin Wasp” R-1830-92, 14 Cil. Radiais, de 1.200 hp a 2.700 rpm, capacidade dos tanques de combustível  2.264 L – óleo lubrificante 150 L; hélices Hamilton Standard, hidromáticas, tipo 23 e 50 de 3 pás; piloto automático “Sperry  Gyroscope”. Possui capacidade para 28 passageiros e 4 tripulantes, autonomia de vôo de 8 horas, teto operacional de 3.000 m velocidade de cruzeiro de 270 / 298 Km/h, velocidade máxima em vôo nivelado de 330 / 370 kph e 1.900km de alcance normal (equivalente à distância aproximada entre São Paulo e Maceió. Uma viagem São Paulo-Rio era feita em 2 horas e meia, por exemplo).














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