O avião de passageiros
modelo DC-3,fabricado pela Douglas Aircraft Company, foi
originalmente projetado e construído como avião de carga (C-47), destinado aos
transportes de materiais, equipamentos e tropas durante a 2ª Guerra Mundial,
época em que foram fabricados mais de 11.000 unidades. Com o fim da guerra,
milhares desses aviões foram adaptados ao transporte comercial de passageiros,
e vendidos para várias empresas aéreas, inclusive a VASP (Viação Aérea São Paulo) que adquiriu várias
unidades que permaneceram em serviço até 1972. Em 1974, a VASP fez doação ao
Projeto Rondon de sete aviões já desativados que ainda voaram durante vários
anos. Em 1980, o Projeto Rondon doou à Fundação um DC-3, registro PT-KUB, que
foi totalmente restaurado pela Aeronáutica. Para equipá-lo foram utilizados
peças e componentes de 3 outras aeronaves, que se encontravam no Campo dos
Afonsos, no Rio de Janeiro.
Fotos: Jefferson Daruich da Gama
Local: Catavento Cultural e Educacional - São Paulo/SP
Data: 13/08/2014
Fontes: http://www.abas.org/abasinforma/155/paginas/02_3.htm
Fotos: Jefferson Daruich da Gama
Local: Catavento Cultural e Educacional - São Paulo/SP
Data: 13/08/2014
Fontes: http://www.abas.org/abasinforma/155/paginas/02_3.htm
Ficha Técnica
Modelo: Douglas C-47
B-45 (DC-3)
Número de construção: 34285, USAAF 45-1018
Fabricação: Douglas Aircraft Company, Santa Monica,
Califórnia, EUA
Data de Aquisição: janeiro de 1946, com o nome de
“Caparaó” – prefixo PP-SPO
Doação para a
Fundação Projeto Rondon: 02 de julho de 1974
Doação para a Fundação Museu da Tecnologia: 1980 já com o
prefixo PT-KUB
Dimensões:
Altura: 4,50 m
Largura: 8 m
Comprimento: 19,7 m
Diâmetro: 2,50 m
Envergadura: 29 m
Peso: 7.350 Kg (vazio)
/ 12.200Kg (peso máximo)
Descrição: Monoplano
de asa baixa, em alumínio, equipado com dois motores Pratt & Whitney “Twin Wasp” R-1830-92, 14
Cil. Radiais, de 1.200 hp a 2.700 rpm, capacidade dos tanques de
combustível 2.264 L – óleo lubrificante
150 L; hélices Hamilton Standard, hidromáticas, tipo 23 e 50 de 3 pás; piloto
automático “Sperry Gyroscope”. Possui
capacidade para 28 passageiros e 4 tripulantes, autonomia de vôo de 8 horas,
teto operacional de 3.000 m velocidade de cruzeiro de 270 / 298 Km/h,
velocidade máxima em vôo nivelado de 330 / 370 kph e 1.900km de alcance normal
(equivalente à distância aproximada entre São Paulo e Maceió. Uma viagem São
Paulo-Rio era feita em 2 horas e meia, por exemplo).
Super interessante, parabéns pela publicação!
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